Árbitra Feirense Daniella Coutinho ingressa no Quadro da FIFA - orgulho para Feira de Santana
Assessoria de Comunicação
02/01/2025
Nascida em Feira de Santana em 27 de maio de 1985, Daniella Coutinho Pinto é árbitra de futebol nacional e internacional. Daniella começou a apitar jogos de futebol aos 17 anos de idade, filiada à Liga Feirense de Desportos – LFD, em 2012. A profissional passou a fazer parte do quadro de árbitros da Federação Baiana de Futebol - FBF como árbitra central, e em 2013 passou a integrar o quadro da Federação Internacional de Futebol - FIFA.
Segundo Edmilson Amorim (Michelin), “Daniella é a primeira feirense e a segunda mulher baiana a fazer parte do quadro de arbitragem da Fifa. Antes dela, só a ex-árbitra Tânia Regina Saldanha havia conseguido tal feito.”
Daniela atuou como assistente no Ba-Vi, jogo realizado em 16 de março de 2021, um dos maiores clássicos do país. Este foi o seu primeiro jogo como profissional. De lá para cá tem se desempenhado bastante, sendo, atualmente árbitra assistente.
Em 2014 Daniela foi destaque nacional quando atuou como árbitra central, o que a fez chegar ao seleto quadro da FIFA. Agora árbitra Assistente, ela justificou a mudança ao dizer “Minha mudança de função aconteceu no segundo semestre de 2014. O único motivo que me levou a mudar de função foi viver exatamente o que estou vivendo hoje, exercendo a função de assistente. Recebi total apoio da Federação Bahiana de Futebol, atuei com grandes árbitros e cheguei ao quadro da FIFA. Meu sonho sempre foi ser árbitra assistente e por esse motivo mudei de função e estou, agora, em busca de conquistar novos objetivos”.
A feirense também não esqueceu de agradecer a quem a ajudou desde o início da carreira, além dos dirigentes da Federação Baiana de Futebol - FBF, também ao presidente da CEAF e à toda Comissão, por sempre apoiarem e confiarem na arbitragem baiana, e ainda à Liga Feirense de Desportos - LFD, entidade na qual iniciou os seus primeiros passos na arbitragem. “Foi lá onde comecei a carreira e dei meus primeiros apitos”, disse.